Para a Organização Mundial de Saúde não existe definição "oficial" de saúde mental. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional.
A saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar o equilíbrio, sendo o conceito mais amplo que a ausência de transtornos mentais. Segundo a OMS, saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.
A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de origem orgânica ou funcionais.
O psiquiatra trata doenças mentais como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, quadros demenciais, etc.
O objetivo principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico.
Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, a partir de diferentes perspetivas: biológica, psicológica, cultural, entre outras.
As doenças mentais ou problemas psíquicos podem ser tratados por meio de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia.
A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental, a história clínica do quadro psiquiátrico ou psicológico e também do estado clínico geral, Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.